Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1761
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção e validação de uma escala para medir o efeito manada dentro de restaurantes e similares
???metadata.dc.creator???: CANTO, Rodrigo Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Sergio Luis Ignácio de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo desenvolver uma escala para medir o comportamento de manada em restaurantes. Este conceito indica uma tendência em algumas decisões de compra que acontecem dentro de estabelecimentos específicos para alimentação: um cliente ou um grupo de consumidores influenciam efetivamente em gostos, gestos e escolhas de outros clientes. No primeiro momento, este trabalho propõe uma revisão bibliográfica sobre os fatores pertinente a esse fenômeno. Em um segundo momento, a fim de coletar dados estatísticos, um questionário composto de vinte e quatro sentenças referentes a situações de possível comportamento de manada foi desenvolvido, usando o referencial teórico pesquisado. Para verificar os resultados sobre a tendência no comportamento foi utilizada a análise fatorial exploratória. O teste KMO (Kaiser Meyer Olkin) e o teste Bartllet indicaram que amostra deveria ser submetida a este tipo de medida. A análise fatorial foi feita pelo método Componentes principais e a rotação pelo método Varimax foram conjugadoS com a extração e a matriz anti-imagem ou MSA – Measure of Sampling Adequacy. Após a análise, o fator Alpha de Cronbach foi usado para assegurar a confiabilidade do questionário. Desta forma, o tratamento estatístico agrupou os fatores em três constructos, nomeados “Conforto Cognitivo”, “Heurística e “Conformidade Social”. A análise permitiu entender melhor um elemento relevante na discussão em relação ao entendimento dos processos decisórios.
Abstract: This study aimed to develop a scale to measure the herd behavior in restaurants. This concept indicates a trend in part of the buying decisions: an individual costumer or a group of costumers have effective influence in habits like tastes, gestures and choices of another costumers. In the first moment, this work proposes a literature investigation about the pertinent factors of this phenomenon. In a second moment, in order to collect statistic data, a questionnaire composed of twenty-four affirmative sentences referring to herd behevior scenarios was developed. To verify the results over the behavioral trend it was used an exploratory factorial analysis. The KMO (Kaiser Meyer Olkin) test and the Bartllet test showing that the sample should be submitted to factorial analysis. The Principal Component extraction method and rotation by Varimax method, conjugated with the anti-image matrix or MSA - Measure of Sampling Adequacy was applyed. After the analysis, the Alpha of Cronbach factor was used to assure the reliability of the questionnaire. Therefore the statistical treatment grouped the factors into three constructs, here appointed as "Cognitive Comfort", "Heuristic and "Social Compliance”. This analysis lead to a better understanding of a relevant element in the discussion regarding the decision-making process for restaurant menu selection.
Keywords: Hotelaria; Restaurantes; Análise do comportamento.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Gestão em Alimentos e Bebidas
Citation: CANTO, Rodrigo Souza. A construção e validação de uma escala para medir o efeito manada dentro de restaurantes e similares. 2018. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Gestão em Alimentos e Bebidas) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1761
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Gestão em Alimentos e Bebidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Souza Canto.pdfNa íntegra3.71 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.