Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1543
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os princípios religiosos e o estilo de hospitalidade em uma instituição educacional : universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP)
???metadata.dc.creator???: Goulart, Débora Faria 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dencker, Ada de Freitas Maneti
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos da hospitalidade (de forma holística) reúnem uma gama de pesquisadores de diferentes áreas de formação, embasados por linhas diversas de pensamentos teórico-metodológicos, que procuram se aproximar do sentido dessas relações sociais, na tentativa de explicá-las e contextualizá-las. O caráter subjetivo da hospitalidade, marcado por diferenças sócio-culturais, torna complexas as tentativas de explicação ou mesmo de mensuração. Entende-se que a formação dos indivíduos na sociedade é tarefa de diferentes instituições, como a família e a escola, as quais definem padrões de comportamento que resultam em diferentes estilos, conforme a instância em que os indivíduos são socializados. Para entender os padrões de hospitalidade de um determinado grupo ou sociedade, torna-se pertinente trazer esses questionamentos para o campo da educação, pois se entende que a análise das relações que transcorrem no espaço acadêmico pode permitir identificar padrões de comportamento que resultam da aproximação entre a teoria ensinada e a prática vivenciada, orientada por valores de ordem moral. Na sociedade ocidental, tomando como exemplo o Brasil, pode-se afirmar que as Instituições de Ensino Superior, especificamente as Universidades Católicas, possuem um papel preponderante nesse contexto, uma vez que os princípios religiosos que as orientam, direcionados para uma formação integral do ser humano, buscando disseminar os ensinamentos do Evangelho, transmitidos não apenas por imposição de doutrinas, mas também por meio de ações efetivas que os fazem evidenciar, constituem a base moral sobre a qual se assentam muitos dos princípios que determinam as regras de hospitalidade vigentes em nossa sociedade. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar se esses princípios religiosos influem na definição de um estilo de hospitalidade em uma instituição católica de ensino, cujo carisma (da mantenedora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus) serve de inspiração, determinando formas de relações pessoais. A investigação segue a linha hipotético-dedutiva, partindo da teoria para interpretar as evidências empíricas, utilizando um estudo específico, com abordagem qualitativa empregando questionários com questões abertas para levantamento dos dados. O caso escolhido uma universidade particular, comunitária, confessional, do município de Bauru (SP): a Universidade do Sagrado Coração, se justifica pela influência que a instituição possui na região. Os resultados apresentaram que os princípios religiosos estão presentes no cotidiano da instituição, entretanto os alunos apreendem a partir das relações e não de fatos ou ações concretas. Muitas lacunas foram evidenciadas e, portanto haveria necessidade de um estudo mais aprofundado, que contemplasse, em igualdade, todos os atores presentes na instituição.
Keywords: Hotelaria
Hospitalidade
Ensino superior
Universidade
Instituição de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: GOULART, Débora Faria. Os princípios religiosos e o estilo de hospitalidade em uma instituição educacional : universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP). 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1543
Issue Date: 27-Feb-2007
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.