Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG
???metadata.dc.creator???: Garcia, Gislene Duarte 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Célia Maria de Moraes
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou identificar a satisfação dos funcionários de um hotel de pequeno porte em relação aos fatores motivacionais e higiênicos e se esta satisfação varia conforme características individuais sócio-demográficas. A teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos foi formulada por Frederick Herzberg, e identifica dois grupos de fatores(motivacionais e higiênicos) como sendo os principais impulsionadores das ações do homem no trabalho. Cada grupo é composto por cinco fatores sendo. Proporcionar um ambiente de trabalho motivador é fundamental para que um hotel consiga profissionais aptos a serem hospitaleiros com os clientes, uma vez que seu principal produto é a prestação de serviço, que depende diretamente do contato entre funcionários e clientes. Foram aplicados questionários a 26 dos 29 funcionários do hotel, cada questionário possui sete perguntas sobre características individuais e 30 afirmativas sobre situações do trabalho que representavam os dez fatores propostos por Herzberg. O que se pôde concluir é que os fatores relativos ao ambiente de trabalho apresentaram graus de insatisfação mais baixos, deixando claro a importância destes fatores no trabalho no hotel. Outro importante aspecto foi o maior grau de insatisfação apresentado pelos funcionários de setores de back room, e, finalmente, ficou confirmado que as características individuais interferem na percepção de satisfação dos indivíduos, sendo fundamental que os gestores busquem compreender as necessidades de seus funcionários para, assim poder dar subsídios pra que estes se motivem a trabalhar.
Keywords: Hotelaria
Hospitalidade - Administração
Hospitalidade - Aspectos sociais
Hospitalidade - Serviços
Motivação no trabalho
Satisfação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: GARCIA, Gislene Duarte. Satisfação no trabalho em hotéis de pequeno porte - estudo de caso do Hotel Serrano em Juiz de Fora / MG. 2005. 1 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2005.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1524
Issue Date: 6-Oct-2005
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
182480.PDF25.52 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.