Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1523
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Reflexões sobre a aplicação da interdisciplinaridade em cursos de turismo
???metadata.dc.creator???: Margoni, Catherine Cavalcanti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dencker, Ada de Freitas Maneti
???metadata.dc.description.resumo???: Os projetos interdisciplinares exigem um grande comprometimento na busca dos temas a serem trabalhados e na maneira como são desenvolvidos em um curso de turismo. Como trabalhar com a interdisciplinaridade sob a ótica do docente que atua em diversas Instituições de Ensino Superior é o objetivo principal dessa pesquisa, que se justifica pela obrigatoriedade da interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico das Instituições de Ensino Superior de acordo com as Diretrizes Curriculares do curso. Na prática interdisciplinar, as disciplinas devem se entrelaçar, buscando uma integração, muitas vezes não clara para o docente que deve colocar o projeto em andamento. A fragmentação das disciplinas começa já na grade curricular, dificultando a elaboração de propostas claras e efetivas. Para descrever a situação atual, é apresentado um histórico dos cursos de turismo da Grande São Paulo, mostrando os primeiros cursos e primeiras práticas interdisciplinares. A pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório de casos múltiplos, que envolveu entrevistas com especialistas que trabalham com cursos de turismo e projetos interdisciplinares em diferentes instituições buscando reconstruir a história por meio de tais relatos, levantamento bibliográfico em busca de sólidas bases conceituais, além de pesquisa de campo envolvendo a participação da pesquisadora em projetos interdisciplinares em duas diferentes instituições adotando-se procedimentos de pesquisa participante e de pesquisa ação, analisando-se os dados posteriormente mediante o confronto com as referências teóricas conceituais. São apresentados os diferentes formatos do curso de turismo ao longo dos anos, modelos de propostas interdisciplinares e análises do ponto de vista do bacharel que atua como docente nesses cursos. Na conclusão são discutidos os diferentes aspectos envolvidos na dinâmica de relacionamento pessoal entre professores e alunos e entre os próprios professores como decorrência dos contatos que são estabelecidos para a realização dos projetos interdisciplinares. Espera-se que o avanço nos estudos sobre hospitalidade possa vir a contribuir para a melhoria dessas relações por meio de explicações mais claras das regras e normas de convivência entre os envolvidos, integrando-os à realidade apresentada, favorecendo as condições para que sejam alcançados os objetivos propostos em relação à interdisciplinaridade.
Keywords: Hotelaria; Hospitalidade - Administração; Hospitalidade - Estudo e ensino; Turismólogo - Formação profissional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: MARGONI, Catherine Cavalcanti. Reflexões sobre a aplicação da interdisciplinaridade em cursos de turismo. 2006. 1 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1523
Issue Date: 22-Feb-2006
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.