Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP
???metadata.dc.creator???: Bianco, Fiorella Del 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rego, Raul Amaral
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste estudo foi verificar as formas de manifestação da comunicação em destinações de ecoturismo, sob a ótica do marketing verde. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo em uma destinação de ecoturismo. A fundamentação teórica foi organizada nos três primeiros capítulos do trabalho. O primeiro apresenta a caracterização do sistema de turismo, indicando a importância da integração das empresas participantes para o desenvolvimento e aplicação de diretrizes que orientam as ações de marketing e comunicação. O segundo capítulo apresenta uma discussão sobre as características e definições do marketing, marketing societal, social e verde e as relações deste último com o ecoturismo, destacando aspectos que alinham as empresas aos princípios do marketing verde. O terceiro capítulo apresenta um detalhamento do processo de comunicação, as suas formas e ferramentas por meio das quais pode se manifestar a comunicação sob a ótica do marketing verde. A pesquisa de campo foi realizada por meio do método de estudo de caso na cidade de Brotas, no interior do Estado de São Paulo, para poder investigar os princípios do marketing verde nas formas específicas de comunicação de uma destinação ecoturística, entre outros aspectos relacionados à teoria estudada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com os principais agentes do sistema de turismo local, em particular com a Diretoria de Turismo do Município de Brotas e agências de turismo da região. Além das entrevistas, foi também utilizado o método de observação direta das principais atividades turísticas realizadas no município para identificação das formas de comunicação empregadas. Como principais resultados, o trabalho identificou uma forte preocupação com o desenvolvimento do turismo local baseado na sustentabilidade ambiental da região de Brotas, constatando a mobilização integrada das iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do planejamento turístico no município. Por outro lado, no que diz respeito ao tema central do trabalho, observou-se, no caso estudado, que essa preocupação ainda se manifesta de forma incipiente nas ações de comunicação, sejam estas de origem pública ou privada. Mesmo sendo de natureza qualitativa, os resultados aparentemente reforçam a hipótese da pesquisa. Entretanto, ainda que tenha sido observado que a comunicação de marketing da destinação ecoturística estudada pouco contempla os princípios do marketing verde, verificou-se uma forte predisposição da Diretoria de Turismo de Brotas e das principais empresas de ecoturismo local, no sentido de desenvolver uma comunicação com o turista baseada nos princípios do marketing verde.
Keywords: Hotelaria
Hospitalidade - Administração
Hospitalidade turística
Uberlândia (Minas Gerais) - Turismo
Turismo - Serviços
Identidade social
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: BIANCO, Fiorella Del. A comunicação em destinações de ecoturismo sob a ótica do marketing verde : um estudo de caso na cidade de Brotas-SP. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1516
Issue Date: 16-Mar-2006
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
304312 parte1.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.