Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1490
Tipo do documento: Dissertação
Título: Parques urbanos municipais de São Paulo: distribuição e segregação
Título(s) alternativo(s): Parques urbanos municipais de São Paulo: distribuição e segregação
Autor: Costa, Brenno Vitorino 
Primeiro orientador: Camargo, Luiz Octávio de Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a distribuição dos parques municipais da cidade de São Paulo reflete a segregação social e a exclusão social no município. Como pesquisa exploratória, levanta a área verde dos diferentes parques municipais e as confronta com o mapa da Exclusão/ Inclusão Social desenvolvido em projeto coordenado por Sposati (2002). Busca-se contextualizar moções de áreas verdes desde os primeiros estudos surgidos no século XIX, sua tipologia e sua inserção desejável no espaço urbano. Para subsidiar a análise, o estudo discute os conceitos de exclusão social, segregação espacial e espoliação urbana. A análise mostra que a oferta atual de área verde em parques municipais da cidade de São Paulo é insuficiente tanto em termos de área quanto da distribuição espacial, especialmente nos distritos periféricos e naqueles em que a exclusão social se faz mais evidente.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a distribuição dos parques municipais da cidade de São Paulo reflete a segregação social e a exclusão social no município. Como pesquisa exploratória, levanta a área verde dos diferentes parques municipais e as confronta com o mapa da Exclusão/ Inclusão Social desenvolvido em projeto coordenado por Sposati (2002). Busca-se contextualizar moções de áreas verdes desde os primeiros estudos surgidos no século XIX, sua tipologia e sua inserção desejável no espaço urbano. Para subsidiar a análise, o estudo discute os conceitos de exclusão social, segregação espacial e espoliação urbana. A análise mostra que a oferta atual de área verde em parques municipais da cidade de São Paulo é insuficiente tanto em termos de área quanto da distribuição espacial, especialmente nos distritos periféricos e naqueles em que a exclusão social se faz mais evidente.
Palavras-chave: Hospitalidade
Segregação urbana
Exclusão social
Lazer - Aspectos sociais
Parques urbanos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
Sigla da instituição: UAM
Departamento: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
Programa: Mestrado em Hospitalidade
Citação: COSTA, Brenno Vitorino. Parques urbanos municipais de São Paulo: distribuição e segregação. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1490
Data de defesa: 21-Ago-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Hospitalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Brenno Vitorino Costa.pdf853,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.