Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1473
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo dos eventos corporativos sob o contexto da cultura organizacional e da hospitalidade: um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Leal, Gina Diaz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Nilma Morcerf de
???metadata.dc.description.resumo???: Com o incremento de novas tecnologias e o fácil acesso à informação, as empresas enfrentam um mercado cada vez mais concorrido. E, para enfrentar essa concorrência, não basta que se preocupem com seus clientes ou em oferecer produtos ou serviços diferenciados, faz-se necessário preocuparem-se também com seu público interno, seus funcionários. Contar com uma equipe de profissionais comprometida pode significar um grande diferencial para as empresas. Este trabalho tem como o objetivo investigar a possibilidade de utilização do evento corporativo e seus rituais de hospitalidade, como uma estratégia de gestão que possibilite a interação entre os funcionários e a organização proporcionando a esses atores, uma participação efetiva na construção e no reforço da cultura organizacional. Para tanto, foram realizadas uma revisão bibliográfica acerca dos temas, cultura e cultura organizacional, hospitalidade e eventos, e uma pesquisa exploratória, aplicada junto a Holding Águia Branca Participações, localizada no estado do Espírito Santo. Para a realização da pesquisa foram estabelecidas duas etapas metodológicas: a primeira, constituiu-se de uma Entrevista Aberta aplicada junto à gerência de comunicação interna com o intuito de levantar os principais valores que norteiam a cultura dessa organização e, também, verificar o processo de planejamento dos eventos voltados para seu público interno; e, a segunda etapa, realizada por meio de Observação Não Participante, a fim de verificar a aplicação dos valores culturais organizacionais destacados na primeira etapa, pela gerência, bem como, os veículos ou instrumentos utilizados para a sua transmissão. O conjunto de informações coletadas, juntamente com a análise crítica desenvolvida posteriormente, pretende colaborar para a formação de um conhecimento que relacione os eventos corporativos às estratégias de gestão da cultura organizacional.
Keywords: hospitalidade
cultura organizacional
eventos - organização
comunicação - aspectos políticos
comunicação - aspectos sociais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: LEAL, Gina Diaz. Estudo dos eventos corporativos sob o contexto da cultura organizacional e da hospitalidade: um estudo de caso. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1473
Issue Date: 22-Aug-2007
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
336609.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.