Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Fátima Marita-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735004Y6por
dc.contributor.advisor1Camargo, Luiz Octávio de Lima-
dc.date.accessioned2015-08-18T17:46:28Z-
dc.date.available2006-10-06-
dc.date.issued2004-08-23-
dc.identifier.citationBARBOSA, Fátima Marita. As dimensões teóricas do evento. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465-
dc.description.resumoCada vez mais se fala em eventos, sobretudo em planejamento e organização de eventos. Mas será que este tema se reduz apenas a novos procedimentos e técnicas de gestão? Esta pode ter sido uma exigência do mercado mas, quando o tema se converte em disciplina acadêmica, há que se ir mais longe. Assim o objetivo do presente trabalho é preencher algumas das lacunas existentes e enriquecer o universo acadêmico, propiciando elementos que possam facilitar futuras pesquisas. Esta pesquisa levanta a hipótese de que os eventos podem ser estudados sob novos ângulos: como contraponto do cotidiano, remédio ao tédio da vida cotidiana; como produto secularizado da festa tradicional, percorrendo o caminho que partiu do interior do templo, na Antiguidade, passando pela praça ao lado da Igreja, nas Idades Média e Moderna, transformando-se em negócio na sociedade contemporânea; como religião, ou melhor, como uma modalidade de experiência religiosa; como droga, vale dizer, como forma de alteração do estado de consciência; como investimento de festividade e imaginação, mormente no movimento e nos excessos de comida, bebida e, no evento comercial moderno, de cenário; e como meio de comunicação, como instrumento de que a sociedade dispõe para fazer ouvir os movimentos sociais coletivos e os novos arautos. A metodologia utilizada é a do ensaio, que permite a análise do tema, através do recorte das contribuições de estudiosos da antropologia, sociologia, história, geografia e filosofia, selecionados a partir de contribuições específicas capazes de trazerem luz às hipóteses mencionadas. A pesquisa conclui que todas as dimensões estudadas são interdependentes, visto que seus elementos se entrelaçam e se complementam mutuamente, formando uma espiral dinâmica que gera relevantes transformações e novas posturas individuais, bem como diferentes acomodações sociais, por ser a sociedade seu principal receptáculo e consumidor.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-18T17:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304368.pdf: 653884 bytes, checksum: 58fea8d930e7bee103e27fea13d20e33 (MD5) Previous issue date: 2004-08-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programMestrado em Hospitalidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectEventos culturaispor
dc.subjectTurismo de eventospor
dc.subjectPlanejamento organizacionalpor
dc.subjectMeios de comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleAs dimensões teóricas do eventopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
304368.pdf638.56 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.