Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueiredo, Jéssica Patrícia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282985Z1por
dc.contributor.advisor1Bastos, Sênia Regina-
dc.contributor.advisor1LattesBastos, S. R.por
dc.date.accessioned2015-08-18T17:46:27Z-
dc.date.available2008-07-02-
dc.date.issued2007-08-15-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Jéssica Patrícia. Etiqueta e hospitalidade : do "bom-tom" às "boas maneiras". 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1462-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central investigar os códigos de conduta que configuram a etiqueta nas recepções de famílias de classe média na cidade de São Paulo e verificar sua possível interação junto à hospitalidade doméstica, envolvendo o modo comportamental social estabelecido nas relações entre anfitrião e visitante. Ao falar de etiqueta, implica em analisar regras sociais que auxiliam as pessoas a se comporem adequadamente, de acordo com cada tipo de situação e meio social. O interesse da pesquisa é motivado pela observação dos diferentes comportamentos entre o acolhedor e o acolhido, abordando recepções realizadas na casa de famílias nucleares ou quando estas decidem transpor suas recepções para ambientes comerciais, por meio do convite ocasionado através de vínculos de amizade e familiaridade. Tal proximidade promove o estreitamento das relações sociais ou distanciamento ocasionando até mesmo a dissolução de laços. A partir de levantamento bibliográfico e entrevistas semi-estruturadas realizadas nas casas de anfitriãs, procurou-se identificar como transcorriam suas recepções no intuito de detectar situações de convivência onde a etiqueta é participante ou não, a fim de analisar a importância de tais modos de comportamento que contribuam para o êxito da hospitalidade entre anfitriões e visitantes. Conclui-se, portanto, que o conhecimento das regras sociais auxilia e melhora a hospitalidade, acarretando em melhorias nos relacionamentos e convívio social dos indivíduos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-18T17:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 331385.pdf: 317032 bytes, checksum: 5f4d5d76c1b5d56a9d868a1c46d11232 (MD5) Previous issue date: 2007-08-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programMestrado em Hospitalidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectHospitalidadepor
dc.subjectEtiquetapor
dc.subjectBoas maneiraspor
dc.subjectRecepção hoteleirapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleEtiqueta e hospitalidade : do "bom-tom" às "boas maneiras"por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
331385.pdf309.6 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.