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dc.creatorWatanabe, Sônia Yurie-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735059Z7por
dc.contributor.advisor1Paula, Nilma Morcerf de-
dc.date.accessioned2015-08-18T17:46:26Z-
dc.date.available2006-10-11-
dc.date.issued2004-08-18-
dc.identifier.citationWATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458-
dc.description.resumoA presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-18T17:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sonia Yurie_156949.pdf: 53702 bytes, checksum: 290578daea201b868e8e2439ac63b0c0 (MD5) Previous issue date: 2004-08-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentPlanejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programMestrado em Hospitalidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectHotelaria hospitalarpor
dc.subjectHotelaria - Administraçãopor
dc.subjectAdministração hospitalarpor
dc.subjectServiços de saúde - Administraçãopor
dc.subjectQualidade em serviçospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpor
dc.titleHotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

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