Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo
???metadata.dc.creator???: Watanabe, Sônia Yurie 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Paula, Nilma Morcerf de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação é um estudo de caso comparativo sobre o conceito de hotelaria hospitalar que tem sido empregado como modelo de gestão de excelência nos padrões de atendimento, tendo em vista que os hospitais estão inseridos no mercado de saúde concorrencial, que atende um público cada vez mais exigente por intermédio da participação das empresas de saúde privada. O termo hotelaria hospitalar refere-se à introdução de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria nos hospitais, com o intuito de fornecer um atendimento em saúde diferenciado, refletidas nos profissionais, aspectos físicos e tecnológicos e na humanização. O referencial teórico originou-se dos estudos sobre qualidade na prestação de serviços, gestão hospitalar e hoteleira e hospitalidade. O objetivo deste foi verificar se a aplicação do conceito chamado hotelaria hospitalar, na gestão hospitalar, influencia a avaliação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços recebidos. O estudo abrangeu dois hospitais, sendo um com a estruturação de um departamento de hotelaria e o outro sem esta estrutura, estabelecidos por intermédio da aplicação de dois instrumentos: o primeiro levantou informações quanto à caracterização dos hospitais junto aos administradores e o segundo coletou dados junto aos pacientes internados para verificar como estes avaliam os serviços recebidos. Para analisar os dados obtidos dos pacientes, foi aplicado o teste de qui quadrado, que revelou não haver diferença significativa quanto à avaliação dos usuários nas duas amostras. Aspectos levantados evidenciam a importância dos serviços médicos por estarem diretamente ligados ao tratamento do enfermo, bem como os serviços de alimentação. O resultado sugere que os gestores hospitalares repensem o conceito e as estratégias adotadas para práticas de qualidade nos serviços prestados, considerando a importância da hospitalidade para o indivíduo nesses ambientes.
Keywords: Hotelaria
Hotelaria hospitalar
Hotelaria - Administração
Administração hospitalar
Serviços de saúde - Administração
Qualidade em serviços
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: WATANABE, Sônia Yurie. Hotelaria hospitalar : avaliação dos pacientes sobre a qualidade nos serviços: estudo de caso comparativo. 2004. 2 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1458
Issue Date: 18-Aug-2004
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sonia Yurie_156949.pdf52.44 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.