Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1455
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uso da evidência física como forma de gerar percepções de hospitalidade em serviços de saúde : estudo de caso com enfoque arquitetônico
???metadata.dc.creator???: Cunha, Ana Maria Campo Alves da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Célia Maria de Moraes
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa tem como tema o uso das evidências físicas como forma de gerar percepções de hospitalidade em serviços de saúde. O estudo teve como objetivo identificar se os elementos arquitetônicos dos espaços das unidades de internação são decodificados como elementos de hospitalidade pelos profissionais que têm o poder de decidir sobre esses projetos de arquitetura. Realizado em duas etapas, a primeira foi um estudo bibliográfico sobre o assunto e a segunda uma pesquisa qualitativa e os resultados obtidos, por meio de estudo de caso. Contextualizou-se o perfil econômico da saúde no Brasil e, em particular, a saúde suplementar, onde o hospital objeto deste estudo está inserido. Procurou-se mostrar a história da arquitetura hospitalar no mundo e no Brasil, onde os elementos dos projetos influenciam a recuperação do paciente que procuram o hospital para tratamento. A arquitetura hospitalar pode ser um diferencial, contribuindo para minimizar o impacto para os usuários, transformando o ambiente em acolhedor e hospitaleiro. Foram utilizadas, neste estudo as dimensões de acessibilidade, legibilidade e identidade como variáveis, sendo que o resultado revelou que, embora se encontrem nos projetos de arquitetura estes três elementos, estes não são reconhecidos como geradores de hospitalidade pelos profissionais entrevistados. Como esse conceito é pouco difundido na área da saúde, acredita-se ser importante ampliar o nível de sensibilização dos tomadores de decisão para a necessidade de considerar a percepção do espaço, além da técnica, buscando a excelência dos edifícios de saúde.
Keywords: Hotelaria
Hospitalidade
Hospitalidade - Serviços
Espaço arquitetônico
Brasil - Aspectos sociais
Brasil - Aspectos econômicos
Arquitetura - Aspectos sociais
Saúde
Arquitetura de hospitais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Anhembi Morumbi
???metadata.dc.publisher.initials???: UAM
???metadata.dc.publisher.department???: Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Hospitalidade
Citation: CUNHA, Ana Maria Campo Alves da. Uso da evidência física como forma de gerar percepções de hospitalidade em serviços de saúde : estudo de caso com enfoque arquitetônico. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1455
Issue Date: 7-Aug-2007
Appears in Collections:Mestrado em Hospitalidade

Files in This Item:
File SizeFormat 
331358.pdf4.82 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.