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http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1427
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Erick Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258694H3 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gosciola, Vicente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-18T17:46:09Z | - |
dc.date.available | 2010-04-07 | - |
dc.date.issued | 2009-03-24 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Erick Santos. A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1427 | - |
dc.description.resumo | Essa pesquisa pretende demonstrar como os jogos eletrônicos, os games, se configuram como meio de comunicação e analisar como suas características narrativas e audiovisuais têm se transformado através da história. A partir do videogame, surgiu uma nova forma de narrativa audiovisual com a interatividade que proporciona. No início, suas narrativas eram rudimentares e, a interatividade, limitada. Com o avanço tecnológico, sua apresentação audiovisual evoluiu, trazendo imagens e som com melhor qualidade e definição. Juntamente com os avanços tecnológicos, houve a progressiva familiaridade dos produtores de games com essa nova forma de comunicação, passando a explorar novos caminhos, incorporando cutscenes (filmes estritamente narrativos), definindo gêneros e solidificando a indústria que se configurava. Os primeiros games de RPG, no fim dos anos 70 do Séc. XX, representavam um gênero que se caracterizava pela liberdade de exploração de ambientes virtuais e estão diretamente ligados a formas de hipertexto que vêm da literatura popular, como os jogos de RPG de tabuleiro e livros-jogo. A série Final Fantasy surge em 1987 como um RPG para videogames domésticos e, mesmo sendo produzida para o mercado japonês, possuía elementos de literatura fantástica e mitologias de diversas culturas. Com inovações de gameplay em relação a seus predecessores, tornou-se popular no mundo todo, rendendo produtos para diferentes sistemas, representados nesse trabalho pelas 10 primeiras versões, dirigidas por Hironobu Sakaguchi, idealizador da série. Após o seu sucesso, passou a utilizar todo potencial audiovisual dos sistemas domésticos para o qual era produzida, tornando-se um referencial de tecnologia de ponta na produção de games. Ao analisar essa evolução narrativa e audiovisual, pretendemos entender como o videogame se emancipa da influência de outros meios e passa a ser, em si, uma influência aos meios de comunicação. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 365872.pdf: 2378058 bytes, checksum: cea12d460291de20bcda720f34da5b24 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Anhembi Morumbi | por |
dc.publisher.department | Comunicação contemporânea | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UAM | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Videogame - Comunicação | por |
dc.subject | Games | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Computação gráfica - Games | por |
dc.subject | Meios de comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação |
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