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dc.creatorCardoso, Erick Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258694H3por
dc.contributor.advisor1Gosciola, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0por
dc.date.accessioned2015-08-18T17:46:09Z-
dc.date.available2010-04-07-
dc.date.issued2009-03-24-
dc.identifier.citationCARDOSO, Erick Santos. A evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasy. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1427-
dc.description.resumoEssa pesquisa pretende demonstrar como os jogos eletrônicos, os games, se configuram como meio de comunicação e analisar como suas características narrativas e audiovisuais têm se transformado através da história. A partir do videogame, surgiu uma nova forma de narrativa audiovisual com a interatividade que proporciona. No início, suas narrativas eram rudimentares e, a interatividade, limitada. Com o avanço tecnológico, sua apresentação audiovisual evoluiu, trazendo imagens e som com melhor qualidade e definição. Juntamente com os avanços tecnológicos, houve a progressiva familiaridade dos produtores de games com essa nova forma de comunicação, passando a explorar novos caminhos, incorporando cutscenes (filmes estritamente narrativos), definindo gêneros e solidificando a indústria que se configurava. Os primeiros games de RPG, no fim dos anos 70 do Séc. XX, representavam um gênero que se caracterizava pela liberdade de exploração de ambientes virtuais e estão diretamente ligados a formas de hipertexto que vêm da literatura popular, como os jogos de RPG de tabuleiro e livros-jogo. A série Final Fantasy surge em 1987 como um RPG para videogames domésticos e, mesmo sendo produzida para o mercado japonês, possuía elementos de literatura fantástica e mitologias de diversas culturas. Com inovações de gameplay em relação a seus predecessores, tornou-se popular no mundo todo, rendendo produtos para diferentes sistemas, representados nesse trabalho pelas 10 primeiras versões, dirigidas por Hironobu Sakaguchi, idealizador da série. Após o seu sucesso, passou a utilizar todo potencial audiovisual dos sistemas domésticos para o qual era produzida, tornando-se um referencial de tecnologia de ponta na produção de games. Ao analisar essa evolução narrativa e audiovisual, pretendemos entender como o videogame se emancipa da influência de outros meios e passa a ser, em si, uma influência aos meios de comunicação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-18T17:46:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 365872.pdf: 2378058 bytes, checksum: cea12d460291de20bcda720f34da5b24 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Anhembi Morumbipor
dc.publisher.departmentComunicação contemporâneapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUAMpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVideogame - Comunicaçãopor
dc.subjectGamespor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectComputação gráfica - Gamespor
dc.subjectMeios de comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA evolução narrativa e audiovisual do videogame em Final Fantasypor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação

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